terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Manteiga Verde



O semestre letivo começou, meu tempo reduziu e meu ânimo para cozinhar não anda lá essas coisas. Mas andei me aventurando e fazendo uns testes culinários.  Preparei uma manteiga com alguns temperos e gostei do resultado. Uma amiga me falou de uma manteiga temperada que usou numa carne assada na chapa. Fiquei imaginando e desejando... Aí resolvi tentar do meu jeito. Você pode usar os temperos que quiser. É muito simples:

250g de manteiga
Cebolinha (a quantidade que desejar)
Coentro (a quantidade que desejar)
3 dentes de alho

Processar tudo junto até que a mistura fique levemente homogênea. Depois de processada, a mistura pode ser colocada em saquinhos de sacolé (juju, chup-chup, brasinha) e levar ao refrigerador para solidificar e conservar. A proporção que usar retire fatias e coloque em carne assada, bifes, ovos estrelados, farofa, molho branco e onde sua imaginação mandar. Ta aí um coisa simples que faz toda a diferença!!!!

OBS.: Tentei fazer bolinhas com um boleador, mas não tive sucesso pois as bolinhas ficaram quebradiças por causa dos pedacinhos de tempero.














quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Com que tapioca eu vou?

Tapioca Tipo I
Tapioca Tipo II


Recebo muitas perguntas sobre o tipo de tapioca que deve ser usada nas receitas e embora eu explique, percebo que muitas pessoas não sabem diferenciá-las.  Por isso, escrevi este post. Não sou especialista nisso, mas já experimentei  dois tipos de farinha de tapioca e ambas são saborosas na preparação de cuscuz, bolinhos de estudante, mingaus e bolos. Cresci conhecendo como tapioca, um tipo flocado, alvinho, muito parecido com um beiju quebradiço, daqueles que se encontra na beira das estradas e são vendidos empilhadinhos em saquinhos plásticos. Esta tapioca é vendida, normalmente, nas feiras livres de muitas cidades da região nordeste (vou chamá-la aqui de tipo I). 
O outro tipo (II) é bem granulado e forma bolinhas duras, capazes de quebrar um dente se você mordê-la como vem do mercado, mas que ficam macias na preparação das receitas por causa de algum liquido misturado a elas. Falando em mercado, é lá que elas são encontradas. Nas gondolas onde ficam os cereais, farinhas, milho de pipoca, amendoins, etc. Os dois tipos absorvem muito líquido, mas acho que o tipo II, absorve mais por ser mais caroçuda. Uma receita que sempre me perguntam é a do bolo de tapioca que já postei aqui. Esta receita e outras que postei no blog há algum tempo atrás, fiz com a tapioca flocada (tipo I) e por isso devo postar em breve o bolo de tapioca com a tapioca tipo II para testá-la e esclarecer as dúvidas dos nossos leitores.  Ah! E ainda tem a massa de tapioca (aquela que as tapiocarias utilizam), que merece outro post! Depois falo dela também, ok?!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...