segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aos familiares das vítimas de Santa Maria/RS:


"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel".

Isaías 41:10



Leia: O consolo de Deus na hora do luto 
Por: Rev. Hernandes Dias Lopes
The Christian Post


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pão Caseiro


Já tentei postar esta receita umas quatro vezes, mas não dava tempo. Ele acabava antes de eu fazer as fotos. Sério!!  A massa fica bem leve e é super fácil e rápido de fazer. Só precisa esperar levedar.

Ingredientes:

6 xícaras de trigo
4 tabletes de fermento biológico fresco ou 4 colheres de sobremesa do fermento biológico seco
2 xícaras (chá) de leite morno
4 ovos              
1 xícara de óleo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal


Bater no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, e o fermento. Acrescente o açúcar e o sal e bata novamente. Pronto! Em seguida, é só misturar esse liquido a farinha de trigo numa tigela e misturar bem (use colher de pau ou similar) até formar uma massa lisa, porém meio mole. Quando estiver aparecendo bolhas grandes na massa enquanto se mistura tudo, colocar numa forma untada e enfarinhada e esperar a massa crescer por aproximadamente 1 hora. Levar ao forno médio e assar até a massa ficar coradinha. Esta receita rende um pão grande. O que aparece na foto eu assei em uma forma grande descartável (daquelas para assar frango ou carnes), já que as minhas são pequenas (família pequena, já viu né?!)



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Carne Louca



Uns chamam de roupa velha, outros de carne louca. Seja lá qual for o nome, um sanduíche feito com ele fica uma coisa de louco mesmo (olha o trocadilho!!). A primeira vez que comi foi num restaurante, servido como entrada e com castanha de caju torrada. Esta versão não teve a castanha de caju, mas o sabor é o mesmo. Fiz na intuição e deu certo! Já perdi a conta das vezes que servi para amigos e recomendo fortemente aqueles que não sabem o que fazer na hora de agradá-los. Com um pãozinho francês, de cebola, lua de mel, pão delícia, fica ótimo. Alguns preferem frio, outros preferem quente. De um dia pro outro fica ainda melhor e não tem muito segredo para fazer.

Ingredientes:

1 Kg a 1,2 Kg de lagarto
1 colher de sopa de Tempero completo (alho, sal, pimenta do reino, cominho)- fiz em casa
1 copo americano de vinagre (usei de vinho tinto)
3 folhas de hortelã grosso (opcional - mas dá muito sabor)
1 cubo de caldo de carne
2 folhas de louro
½ xícara (chá)de  azeite extra virgem para refogar
½ xícara (chá)de  azeite extra virgem para colocar depois de pronto
1 pimentão vermelho (médio)
1 pimentão amarelo (médio)
1 xícara (chá) de azeitonas pretas (pode usar também ½ preta e ½ verde)
1 xícara (chá) de uvas passas
1 cebola pequena cortada a juliene (pela metade) em fatias finas


Corte a peça de lagarto em quatro partes e tempere com alho, sal, pimenta do reino e cominho. Levar ao fogo em panela de pressão e refogar por uns 30 minutos (mexendo de vez em quando) no azeite juntamente com o louro, hortelã grosso, vinagre. Acrescentar água pela metade, fechar e panela de deixar cozinhar por um tempo (uns 30 a 40 minutos). Depois desse tempo, observar o cozimento e acrescentar água, se necessário (normalmente é necessário). Deixar na pressão até que cozinhe a carne por completo (colocar o garfo na carne, se entrar com facilidade, está cozida. Desfiar a carne e reservar (se não quiser desfiar, corte em fatias finas).
Na gordura onde foi cozida a carne, acrescentar a cebola e os pimentões cortados em tirinhas finas e aquecer até que estes amoleçam.
Em seguida, num recipiente grande misture a carne desfiada e junte todos os outros ingredientes misturando bem.  Acrescenta mais azeite e vinagre, caso prefira. Caso não sirva imediatamente, conserve na geladeira devidamente fechado.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Como Preparar Caranguejo


Com a chegada do verão e o passeio às praias dá aquela vontade de comer um caranguejo!!  E olha que já ouvi dizer que os meses do ano que tem caranguejo gordo, são os meses sem a letra "R". Portanto, Janeiro não é o mês ideal. Mas se você quiser matar a vontade vai ter que desembolsar R$ 5,00 por cada um nos bares ou barracas de praia e a vontade só passa depois de uns quatro ou mais...rss. Na verdade, o valor não é problema quando a gente percebe o trabalho que dá preparar esse crustáceo, mas é gostoso também comer em casa, tranquilamente.  Alguns não gostam de comer por causa do local onde eles vivem, o mangue. Bem, neste caso dois cuidados devem ser tomados: saber a procedência e limpar adequadamente durante o preparo. Caso você queira experimentar, aqui vão algumas dicas de como matar, limpar e cozinhar o caranguejo:

Os caranguejos são vendidos normalmente em cordas com algumas unidades, mas podem também ser mantidos vivos e soltos em baldes grandes e serem escolhidos pelo freguês.

a)      Quando chegar em casa, você deve colocar os caranguejos em um tanque de lavar roupas e jogar água para tirar um pouco do lodo que vem incrustado na carapaça (foto 1).

b)      Com uma faca, tente virar o caranguejo com a “barriga” (região ventral - estrutura em forma de triângulo*) para cima e espete a ponta da faca na posição indicada na foto 2. Este procedimento causa a morte do animal.

*Esta estrutura na forma de triângulo indica também que trata-se de um caranguejo macho (a captura de fêmeas compromete a reprodução do caranguejo e, consequentemente, a atividade pesqueira). As fêmeas tem esta estrutura mais alargada e ovalada.

c) Depois de sacrificar todos os caranguejos, retire a estrutura triangular como está      indicada nas fotos 3 e 4, eliminando o intestino.

d) (Essa é a parte mais chata...rsss) ...retirar os pelos. Com o auxílio de uma faca, raspar os pelos das pernas, que além de peludas guardam muita lama de mangue (os machos são muito peludos, enquanto as fêmeas tem poucos pelos). Compare a imagem da foto 6 e 7, antes e depois de limpar as pernas dos caranguejos. Não precisa retirar tudo, só o excesso.

e) Retirados os pelos, agora é hora de escovar toda a carapaça e as pernas com a ajuda de uma escova pequena em água corrente (pode ser de dentes) para retirar o excesso de lama (as regiões mais encrustadas ficam na parte ventral (de baixo) do caranguejo, articulações, lateral da “cabeça” (carapaça)). Enfim, onde tiver lama.

Importante: Mesmo depois de lavados, os caranguejos reservados e separados para o cozimento, escorrem um caldo escuro no fundo do recipiente onde ficam. Por isso, antes de submetê-los ao cozimento, é bom deixar escorrer um pouco, desprezando-o. Isso evita que o caldo onde será cozido o caranguejo fique com aspecto e sabores ruins.

f) Por fim, o cozimento pode ser feito de duas maneiras: Colocando os caranguejos em água fervente temperada com sal; ou preparando um tempero como o de moqueca de peixe (pimentão, tomate, cebola, alho, sal, cheiro verde (coentro e cebolinha) e acrescentando um pouco de leite de coco). A estes temperos já refogados deve ser acrescentada a água e quando estiver fervendo, os caranguejos devem ser colocados. Nos dois casos, os caranguejos estarão cozidos depois que der para sentir o cheiro característico dele depois de preparado (aproximadamente uns 15 a 20 minutos). No mesmo caldo, podem ser cozidos vários caranguejos por várias vezes. Portanto, se sua panela for pequena como a minha, cozinhe dois ou três de cada vez – foto 8. Este do post eu cozinhei somente em água e sal e ficou ótimo. Uma outra dica, usar o caldo do cozimento para fazer um delicioso pirão. Se o caldo tiver somente água e sal, é só refogar os temperos e acrescentá-los. Um post com o pirão eu publico depois, ok??!!
                




Nesta empreitada tive o auxílio do meu esposo e do meu braço direito, a Arlete. Santa ajuda, viu??!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bolo Rústico de Chocolate com Morangos


Já deu pra perceber que eu adoro essa combinação, né?  Só que desta vez fiz o bolo de chocolate com massa pronta. Na verdade quis dar um destino nobre a alguns morangos lindos que eu tinha na geladeira. Como uma das tendências da confeitaria mundial é fazer bolos rústicos (também chamado naked cake), pensei em experimentar. Sabe que gostei ?? É prático e o efeito visual é muito legal.  O chantilly que usei também foi comprado pronto. Além disso, usei uma fôrma pequena (tipo mini bolo) com lateral alta para poder fazer várias fatias de modo que o bolo ficasse alto (esta é outra tendência na produção de bolos decorados). Esta é uma boa sugestão, caso você não tenha tempo para fazer um bolo bonito e gostoso e queira impressionar os filhotes ou convidados e receber elogios. 

Ingredientes:

Massa de bolo pronto sabor chocolate (usei Chocomousse - tem um sabor forte de chocolate)
1 caixa de chantilly pronto (usei em pó)
3 xícaras de morangos (duas delas com morangos picados), os outros usei para enfeitar
Raspas de chocolate (usei meio amargo)
Refrigerante para molhar o bolo


Com o bolo já assado em uma forma de borda alta, fazer 4 a 5 fatias com o auxílio de uma faca grande e larga (usei faca de cortar pão). Molhar a primeira fatia de bolo com umas duas colheres de refrigerante, acrescentar o chantilly já preparado segundo as orientações do fabricante espalhando com cuidado com auxílio de uma colher ou uma faca (cuidar para não preencher as bordas do bolo). Em seguida, acrescentar o morango picado sobre o chantilly e cobrir com outra fatia de bolo, e assim sucessivamente até chegar a ultima fatia, decorando com morangos inteiros e raspas de chocolate. 





quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bolinho de Puba da Vó Idália e Niver do Vô Moreira


Já falei aqui várias vezes a minha paixão por comfort food e sobre o seu significado na minha vida (e na de quem curte também... acredito ser unanimidade).  Comida de mãe já é bom, quanto mais de avó. Quando criança, a vó Idália fazia um bolinho delicioso de uma farinha muito conhecida aqui no Nordeste, a Puba (alguns chamam de farinha d’água). É um tipo de farinha produzida a partir da fermentação da mandioca (lembro do meu avô Moreira colocando sacos de mandioca dentro do rio e deixando lá por uns dias até ficar amolecida – eu achava isso incrível !!). Aliás, ele faz 90 anos exatamente hoje e parece ter 60. Tem muita energia e história pra contar, nem se fala!!!!!! Este post é em homenagem aos dois: vó e vô. Amados, respeitados e admirados por toda a família. Te amamos muuuuito!!!!!!!!!!!!!!!

Mas voltemos a falar do bolinho... aí está a receita! Simples como sempre e com gosto da infância:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de puba
2 ovos
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
¼ de xícara de leite ou  até dar ponto na massa
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Misturar os ingredientes secos e acrescentar os ovos amassando aos poucos. Em seguida, colocar o leite também aos poucos, amassando até que a massa dê ponto de enrolar nas mãos (a massa fica macia, mas um pouco quebradiça nas bordas, como mostra a imagem do passo a passo). Pegar pequenas porções e formar bolinhos achatados em forma de gota (ou no formato que você quiser). Fritar em óleo quente, dos dois lados até ficar moreninho. Passar no açúcar com canela e servir. Com um cafezinho é muito bom!!



Esta foi a foto da homenagem prestada aos 90 anos do vô Moreira:


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Votos para o Ano Novo e Desabafo




Gif do site http://cantinhoencantado.blogs.sapo.pt/tag/gifs+ano+novo


Este ano quero muito mudar minha forma de ver algumas coisas na vida. Mas uma que preciso e está relacionada a construção do blog também, é que, apesar de não gostar de preconceito na cozinha, acho que ainda preciso me libertar do perfeccionismo e liberar mais minha idéias e criatividade. O perfeccionismo me congela muitas vezes e me impede de produzir mais, errar mais e, consequentemente, acertar mais. Esta é a verdade: tenho medo de errar!!!!!!! Isso me faz lembrar da música dos Titãs "Epitáfio", que retrata bem minhas sensações neste último ano. E o que tem me feito pensar tanto tem origem na finitude da vida,  na velocidade do tempo, na perda de pessoas amadas, na qualidade de nossas vidas neste mundo moderno, nas conquistas que não alcançamos e na necessidade de ter mais fé em Deus para vencer todos estes e outros obstáculos. Não sei se estou falando coisa com coisa, mas isso não tem a menor importância agora. Certamente que as minhas angústias e medos podem ser sanados e sei que Ele está cuidando disso. Minha oração neste inicio de ano é que Deus me dê sabedoria a cada dia para superar os obstáculos e que eu continue prosseguindo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio da soberana vocação, em Cristo Jesus, como está escrito em Filipenses 3:14.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...