domingo, 6 de janeiro de 2013

Como Preparar Caranguejo


Com a chegada do verão e o passeio às praias dá aquela vontade de comer um caranguejo!!  E olha que já ouvi dizer que os meses do ano que tem caranguejo gordo, são os meses sem a letra "R". Portanto, Janeiro não é o mês ideal. Mas se você quiser matar a vontade vai ter que desembolsar R$ 5,00 por cada um nos bares ou barracas de praia e a vontade só passa depois de uns quatro ou mais...rss. Na verdade, o valor não é problema quando a gente percebe o trabalho que dá preparar esse crustáceo, mas é gostoso também comer em casa, tranquilamente.  Alguns não gostam de comer por causa do local onde eles vivem, o mangue. Bem, neste caso dois cuidados devem ser tomados: saber a procedência e limpar adequadamente durante o preparo. Caso você queira experimentar, aqui vão algumas dicas de como matar, limpar e cozinhar o caranguejo:

Os caranguejos são vendidos normalmente em cordas com algumas unidades, mas podem também ser mantidos vivos e soltos em baldes grandes e serem escolhidos pelo freguês.

a)      Quando chegar em casa, você deve colocar os caranguejos em um tanque de lavar roupas e jogar água para tirar um pouco do lodo que vem incrustado na carapaça (foto 1).

b)      Com uma faca, tente virar o caranguejo com a “barriga” (região ventral - estrutura em forma de triângulo*) para cima e espete a ponta da faca na posição indicada na foto 2. Este procedimento causa a morte do animal.

*Esta estrutura na forma de triângulo indica também que trata-se de um caranguejo macho (a captura de fêmeas compromete a reprodução do caranguejo e, consequentemente, a atividade pesqueira). As fêmeas tem esta estrutura mais alargada e ovalada.

c) Depois de sacrificar todos os caranguejos, retire a estrutura triangular como está      indicada nas fotos 3 e 4, eliminando o intestino.

d) (Essa é a parte mais chata...rsss) ...retirar os pelos. Com o auxílio de uma faca, raspar os pelos das pernas, que além de peludas guardam muita lama de mangue (os machos são muito peludos, enquanto as fêmeas tem poucos pelos). Compare a imagem da foto 6 e 7, antes e depois de limpar as pernas dos caranguejos. Não precisa retirar tudo, só o excesso.

e) Retirados os pelos, agora é hora de escovar toda a carapaça e as pernas com a ajuda de uma escova pequena em água corrente (pode ser de dentes) para retirar o excesso de lama (as regiões mais encrustadas ficam na parte ventral (de baixo) do caranguejo, articulações, lateral da “cabeça” (carapaça)). Enfim, onde tiver lama.

Importante: Mesmo depois de lavados, os caranguejos reservados e separados para o cozimento, escorrem um caldo escuro no fundo do recipiente onde ficam. Por isso, antes de submetê-los ao cozimento, é bom deixar escorrer um pouco, desprezando-o. Isso evita que o caldo onde será cozido o caranguejo fique com aspecto e sabores ruins.

f) Por fim, o cozimento pode ser feito de duas maneiras: Colocando os caranguejos em água fervente temperada com sal; ou preparando um tempero como o de moqueca de peixe (pimentão, tomate, cebola, alho, sal, cheiro verde (coentro e cebolinha) e acrescentando um pouco de leite de coco). A estes temperos já refogados deve ser acrescentada a água e quando estiver fervendo, os caranguejos devem ser colocados. Nos dois casos, os caranguejos estarão cozidos depois que der para sentir o cheiro característico dele depois de preparado (aproximadamente uns 15 a 20 minutos). No mesmo caldo, podem ser cozidos vários caranguejos por várias vezes. Portanto, se sua panela for pequena como a minha, cozinhe dois ou três de cada vez – foto 8. Este do post eu cozinhei somente em água e sal e ficou ótimo. Uma outra dica, usar o caldo do cozimento para fazer um delicioso pirão. Se o caldo tiver somente água e sal, é só refogar os temperos e acrescentá-los. Um post com o pirão eu publico depois, ok??!!
                




Nesta empreitada tive o auxílio do meu esposo e do meu braço direito, a Arlete. Santa ajuda, viu??!!

12 comentários:

  1. Muito legal, ensina de maneira limpa e correta... lembrando que esse carangueijo ao menos aqui é conhecido como "uçá".. é comum e mangue e menos valorizado que seu primo sem pelos e de patas consideravelmente maiores, e de sabor mais adocicado o "guaiamum"! =)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! Este é o caranguejo-uçá. O guaiamum as vezes é criado em cativeiro e pode ficar mais cevadinho. Muito preferem o guaiamum por isso, além de serem mais limpinhos. Eu gosto dos dois rss... Muito obrigada por deixar seu comentário. Um beijão.

    Paula

    ResponderExcluir
  3. retirar os pelos dá mto trabalho, aqui agente lava todas as pernas com uma escova de dente usada, a lama sai praticamente toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também se faz assim e como do mesmo jeito..rss. Mas, considerando aqueles que não gostam e nem sequer provam por causa do aspecto peludo, ai vai a dica de retirar os pelos. Obrigada pelo comentário e beijos.

      Paula

      Excluir
  4. na maioria dos bares que consumo caranguejo, nao ha a retirada dos pelos, pois qdo ele e feito no molho de coco, esse se agarra aos pelos e fica muito bom... portanto escovando bem os pelos nao ha necessidade de realizar a tarefa chata de raspar os caranguejos.

    P.S. Fica a dica de usar a raspa do coco natural junto com leite de caixa (ou saco) para fazer um leite de coco caseiro, passa os dois no liquidificador e depois tire o excesso do sabugo passando numa peneira, o molho de coco vai ficar bem mais incorpado e mais saboroso.

    No mais bom post...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, hoje se vê muito menos a retirada dos pelos e como eu digo no post dá mesmo muito trabalho!!!! Em João Pessoa eu já comi feito com leite de coco. Achei uma delícia!! Toma-se o caldo, inclusive. Mas vou guardar sua dica com muito carinho. Beijo.

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Paula, gostei de seu blog e gostaria de saber se voce aceitaria fazer uma parceria com o meu blog www.churrascoecozinha.blogspot.com e assim um divulgar o outro meu blog tem media 200 visitas dia caso haja interesse deixe um comentario la de uma visitinha.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner!

      Obrigada e logo,logo farei um visita a você para trocarmos figurinhas culinárias. Beijos.

      Paula

      Excluir
  7. Nossa... Aqui em casa se faz um pouco diferente o caranguejo... Limpamos eles mto bem em água corrente e com escova (geralmente dessas de limpeza, só usada para limpar os caranguejos), ainda vivos, é um pouco difícil de segurar eles, mas dá pra limpar mto bem depois que se consegue segura-los. E depois colocamos em panela com água e tempero de moqueca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lory!

      Sim, algumas pessoas não tiram os pelos. Como tenho pavor de manipulá-los vivos, é mais difícil fazer de outra forma..rss. Quanto ao tempero de moqueca, é realmente mais gostoso!! Beijos.

      Paula

      Excluir
  8. Olá Paula, vim conhecer seu blog e fiquei encantada, quanta coisa boa! Também serei mamãe em breve e quero sempre pegar suas dicas. Legal esse post adoro caranguejos mas quase nunca consigo comprar.
    Se puder passa lá no meu blog para uma visitinha que gostarei muito
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Paula gostei da dicas... Eu e minha esposa desenvolvemos uma técnica que talvez já seja usada mas... nós tiramos a carapaça com o caranguejo de barriga para baixo depois do cosimento e assim podemos separar aquela parte suja de dentro dele. nós viramos ele lentamente e depois lavamos com um fiuzinho de água para retirar o que sobrou daquela sujeira.Pronto... Eis uma gordurinha limpa e saborosa.... comemos com uma colherinha ... isso já faz parte do nosso ritual.. fiquei sabendo que se acrescentar
    vinagre ao cozimento a carne se solta mais fácil... sei lá. Valeu dtoth3@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...