quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Molho de Tomate Rápido e uma Homenagem



Molho de tomate não podia faltar aqui em casa. Algumas vezes cheguei a fazer paneladas e congelar para ter sempre que quisesse. A verdade é que dá um trabalhinho fazer o molho de tomate seguindo a tradição italiana (embora seja o sugo na sua melhor forma) e ultimamente ando sem tempo para cozinhar por causa do trabalho. Nessas horas eu apelo para minha receitinha rápida e “quase” caseira.

Ingredientes:

3 tomates maduros cortados em cubinhos
1 cebola pequena cortada em cubinhos
½ pimentão pequeno cortado em cubinhos
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
3 colheres de sopa de óleo de soja
Orégano e/ou manjericão a gosto
1 saché de molho de tomate pronto (aquele bem conhecido) sabor Natural Clássico*

*Não gosto do sabor de molho de tomate pronto. Só uso no lugar do extrato de tomate para encorpar o molho e não ficar ácido.


Refogar em óleo quente o pimentão e a cebola até que fiquem levemente dourados. Acrescentar o alho e misturar. Adicionar o tomate, misturando bem. Tampar a panela e aguardar que o tomate solte um pouco da água e amoleça. Misturar novamente e, se o tomate estiver bem amolecido, acrescentar o molho de tomate pronto. Acrescentar o orégano e o sal e aguardar a incorporação dos ingredientes. O tempo total de cozimento é de uns 30 minutos. Pronto! Use na massa que você quiser!


Pausa para uma homenagem:

Desde criança adotei a culinária italiana como a minha predileta. Não sei se por influencia ou por gostar muito mesmo. De alguma forma, a preparação de molhos de tomate na minha família recebeu a influência fortíssima de um tio Italiano muito querido, o tio Camuso. Tive muita resistência quando decidi preparar o molho de forma não convencional e também na hora de postar esta receita rápida, por imaginar que ele não a adotaria.
Ele nos deixou há poucos dias. Está na companhia eterna do Pai. Deixa saudades e um legado culinário que tem muito significado pra mim. Deus abençoe grandemente a sua família, fortalecendo seus laços de amor e de fé.


Lembram da Berinjela Gratinada que postei aqui tempos atrás?? Aprendi com ele! Amo esta receita!

4 comentários:

  1. Oi Paula, meus sentimentos por sua perda.É muito bom termos boas lembranças e amor de alguém próximo.A saudade e a falta é dificil, mas pense que ele só deixou coisas boas.Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Toda a família agradece suas palavras de carinho. Uma boa semana para você também. Beijo,

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Tia, que linda homenagem! Não tinha visto ainda e sempre passeio pelo seu blog! Nossa, quanta saudade desse meu vozinho! Obrigada por essa surpresa hoje! Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda!!! Surpresa foi a minha de te ver por aqui deixando seu comentário!!!!
      Quanta saudade! Eu é que agradeço seu carinho! Manda notícias, ok!? Também te amo de paixão! Bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

      Tia Paula

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...