domingo, 26 de fevereiro de 2012

Empadão de Frango




Já fiz esta receita umas quatro vezes e embora tenha várias receitas de empadão, achei a da Tia Léa super prática e saborosa. A massa foi feita com óleo (até então eu não conhecia massa de empada feita com óleo vegetal) e é a mesma da Quiche Lorraine que postei aqui. Fiz, como sempre, algumas pequenas alterações e deu certo.

Ingredientes:

Para o recheio:
Dois peitos de frango pequenos ou um grande desfiado
1 tablete de caldo de galinha
1 pimentão pequeno picado
I xícara  (chá) de extrato de tomate (usei molho de tomate pronto)
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 cebola media picada
6 dentes de alho (usei 4)
2 colheres (sopa) de amido de milho (usei trigo)
½ xícara (chá) de leite

Para a massa:

2 xícaras grandes (como no vídeo) de farinha de trigo
Sal a gosto
Óleo de soja até dar o ponto

Juntar os ingredientes da massa e misturar amassando até formar uma bola de massa homogênea. Para chegar a esse ponto deve-se colocar o óleo aos poucos e ir amassando.
Cozinhar o peito de frango somente com 2 tabletes de caldo de galinha no microondas por 20 minutos ou como preferir. Desfiar e reservar. Reservar também o caldo onde foi cozido o frango.
Para o recheio, colocar o alho e cebola para dourar um pouco e refogar o frango. Acrescentar o pimentão, o extrato de tomate, o cheiro verde, as azeitonas, o caldo de galinha e um pouco do caldo reservado onde foi cozido o peito e deixar cozinhar um pouco. Por fim, diluir o amido ou trigo no leite e adicioná-lo ao refogado mexendo sempre até ficar com aspecto mais cremoso.

Montagem:

Espalhar a massa até cobrir uma forma com fundo falso. Adicionar o recheio, já frio, para não embatumar a massa. Em seguida, cobrir o empadão com pequenos pedaços modelados com a palma da mão e retirados com uma faca. Gosto de fazer este processo espalhando a massa num plástico aberto, formando uma tampa de massa e cobrindo o empadão. Mas não foi possível devido a consistência da massa, que é mais quebradiça. Assim, segui a sugestão da Tia Léa (ver o vídeo). Pincelei com apenas um ovo, seguindo também as dicas que já postei aqui de como dourar massas.





9 comentários:

  1. eu adoro empadão de frango, são muito deliciosos

    ;* boa semana
    www.brunelanacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, hoje estava procurando uma receita de quiche lorraine rápida e fácil e cheguei até aqui no seu blog. Fiz e tive que voltar aqui pra contar ne?
    Que receita maravilhosaaa, jurava que a massa não ia dar certo, mas ficou perfeita, meu marido amooouuu e ja acabou tudinho, rs

    Parabéns ja virei fã do blog..

    Bjus

    Lílian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder Lili!! |Fico muiiito feliz em saber que ficou satisfeita. Quando o marido gosta a gente nem precisa gostar,né?
      Beijos !!!!!!!!!!!!!

      Paula

      Excluir
  3. Nossa minha receita ! que lindo ficou o empadão da tia Léa .obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Tia Léa!!
    Que honra tê-la aqui no Maná! Beijos!!!!
    Paula

    ResponderExcluir
  5. oi tia leia como e simpatica rsrsrsr amei essa receita pois tenho um filho diabetico é muito dificil manter uma diéta pra ele obrigada e deus a abençoe sempre


    ResponderExcluir
  6. amiga tem como passar por medida quanto vai de farinha de trigo desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Jane!! Use 3 xícaras de chá em substituição. Bjs e obrigada tb.

      Paula

      Excluir
  7. quanto tempo no forno? a minha nao deu mt certo. em cima onde tem o ovo ficou quase bom, mas embaixo a massa nao deu liga, ficou igual areia. o que será que fiz de errado? assava mais? pegava mais oleo? bjos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...