quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mudança, Natal e Sorvete de Jaca




Até que enfim consegui sentar para escrever um post depois de alguns dias “fora do ar”. Não tive sequer tempo para explicar minha ausência nos últimos dias. Primeiro motivo: mudança de cidade, ou melhor, de Estado. Estou de volta à Bahia depois de passar 3,5 anos em Minas, terra que amo muito. Estou mais perto da família e com muito gás para viver esta nova etapa da minha vida. Espero poder me dedicar ao blog com o mesmo prazer de sempre e conto com os meus leitores e seguidores nesta nova empreitada, pois são vocês que estimulam a alimentação constante e a busca de qualidade nas postagens do Maná da Mamãe. Segundo motivo: As festas de fim de ano e ritmo acelerado da mudança, organização e adaptação a tudo. Assim, com tantas providências a tomar e com a cabeça a mil, resolvi fazer um sorvete (de novo !!??) com uma fruta muito encontrada por aqui nesta época, a Jaca. Você acha engraçado? Pois esta fruta é saborosíssima, dulcíssima e tem um perfume...! Usei a jaca manteiga, uma variedade que não gosto de comer in natura, pois gosto mais da variedade dura, que é mais usada em compotas ou é consumida desidratada. O sorvete ficou muito gostoso, no entanto eu usei leite semidesnatado, o que levou a massa a ficar com pequenos cristais de gelo. Caso queira mais cremoso, use leite integral, ok?

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de polpa de jaca
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de liga neutra
2 colheres (chá) de emulsificante
4 xícaras de leite

Bater no liquidificador a jaca com o açúcar, a liga neutra e 3 xicaras de leite até homogeneizar bem a mistura. Levar ao freezer por 2 horas, retirar e bater a mistura com o auxílio da batedeira acrescentando 1 xícara de leite e o emulsificante até dobrar de volume. Levar novamente ao freezer até gelar. Repetir a operação 2 horas depois ou até gelar novamente, sem acrescentar ingredientes. Eu precisei bater umas 3 vezes por usar o leite semidesnatado. Mas mesmo assim, ficou ótimo.



Para saber mais sobre esta fruta clique aqui

Outras receitas de sorvete aqui no blog:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...